Av. Peruíbe, Nº 738, Cibratel 1 - Itanhaém/SP

 (13) 3426-8487 - (13) 9-9787-9830 - (13) 9-8194-9613


A Cidade de Itanhaém
Itanhaém é um município situado no Litoral Sul do Estado de São Paulo, sendo a segunda cidade mais antiga do Brasil, fundada em 22 de abril de 1532, por Martim Afonso de Souza. Tem grande importância histórica, pois oferece ao turista a possibilidade de conhecer diversos locais que remetem e retratam, de forma fiel, a sua história. Itanhaém foi elevada à categoria de Vila no ano de 1561. Graças às construções da época, que eram de grande porte, conquistou o status de município.
Pontos Turísticos

CONVENTO NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO

O Convento Nossa Senhora da Conceição é um registro vivo da história da Cidade e do Brasil. De uma pequena ermida de barro até a igreja erguida em homenagem à padroeira de Itanhaém, o Convento é templo de fé e devoção há mais de 480 anos. É tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e representa um dos bens mais memoráveis do litoral paulista.


IGREJA MATRIZ DE SANT’ANA

No início do povoamento em Conceição de Itanhaém, em 1532, seus habitantes edificaram no Morro Itaguaçu, onde se encontra hoje o convento, uma pequena ermida de “barro” (como se referiam na época das edificações construídas a base de taipa de pilão), dedicada a Nossa Senhora da Conceição. Nela, os padres jesuítas tinham grande destaque e atuação, principalmente, o Padre Leonardo Nunes na doutrinação e apaziguamento dos nativos e colonos, bem como, os Padres José de Anchieta e Manoel da Nóbrega.
Serviu esta ermida até 1639, momento em que se deu início a edificação da nova igreja matriz, também de barro, dedicada também à Sant’ana.
Foi a nova matriz, edificada abaixo do outeiro, em terreno onde estendera-se o povoado (indicação de que o período de insegurança da conquista propriamente dita, sucedera o assentamento da povoação, já assegurando um domínio mais pleno da região.
A Capitania de Itanhaém, foi doada, por Martim Afonso de Souza, à sua herdeira, a Condessa de Vimieiros, na qual a referida Capitania gozou durante 150 anos das mais altas regalias.
Em frente a igreja, na praça, podemos notar a presença de uma estatua, esculpida há muitos anos e admirada pelos moradores e turistas, tendo a seus pés, uma placa contendo os seguintes dizeres: “não preciso dizer que sou” (Estátua em homenagem ao Santo Padre José de Anchieta).


CASA DA CÂMARA E CADEIA

Importante patrimônio histórico, a Casa de Câmara e Cadeia tem suas origens no processo de colonização da antiga Vila de Nossa Senhora de Conceição. Durante a suposta data de fundação da cidade, já estava ereta, apenas a parte inferior onde funcionava apenas a Cadeia. Em 1561, sofreu sua primeira reforma, quando a parte superior foi ali construída, dentro da paliçada que circundava a então Vila.
A cadeia que ainda hoje existe é um sobrado, a qual foi construída sobre as ruínas da primitiva em 1829. Por economia, ou talvez por amor às tradições, aproveitou-se as paredes então existentes da velha Cadeia - que já tornara-se também Casa da Câmara; e é por tal motivo que vemos hoje esse edifício, em desalinho completo com as outras ruas e com o pátio da Matriz de Sant'Ana, do qual ela ocupava outrora, o centro.


CASA DO OLHAR BENEDITO CALIXTO

O espaço tem como finalidade incentivar atividades que fomentem as iniciativas em artes visuais. Situada no Centro Histórico de Itanhaém, no mesmo local onde no século XIX foi à residência de Benedicto Calixto de Jesus, reconhecido pintor nacional, possui espaço para exposição e oficinas, sempre com o objetivo de promover o desenvolvimento e o aprimoramento cultural da região.


GRUTA NOSSA SENHORA DE LOURDES

Localizada entre as praias do Sonho e Cibratel, atrás do costão rochoso do Morro do Paranambuco, a Gruta Nossa Senhora de Lourdes onde fica a imagem da Santa foi construída na década de 60 com um material parecido com fibra de vidro.
No local há também a imagem da freira Bernadete de Soubirous que, em 11 de fevereiro de 1858, mais ou menos na época de sua primeira comunhão, recebeu sua primeira visão da Virgem.
Desde que foi inaugurada, no dia 11 de cada mês é realizada uma missa campal e em 11 de fevereiro, quando comemorado o aniversário de Nossa Senhora de Lourdes é realizada uma grande missa em sua homenagem.


PASSARELA E CAMA DE ANCHIETA

É uma formação rochosa natural que possui traços planos, gerados a partir da ação das águas do mar, e que foi o local escolhido pelo jesuíta para descanso e meditação. Conforme votações feitas pelo jornal A Tribuna de Santos, foi considerada como uma das nove maravilhas da Região Metropolitana da Baixada Santista, ao lado de atrativos regionais como a orla da praia de Santos e a Ponte Pênsil em São Vicente.
É um ponto turístico localizado entre duas praias, a Praia da Gruta e a Praia dos Sonhos, tendo sido o lugar onde o religioso repousava. Uma passarela com o comprimento de 220 metros e a largura de 1,60 metros e adaptada a pessoas com deficiências físicas foi erguida sobre pilares de tronco de ipê e eucalipto, com o objetivo de facilitar o acesso ao local. A obra da passarela foi construída com doações do governo das Ilhas Canárias na Espanha e pela administração de San Cristóbal de La Laguna, município onde o padre (São José de Anchieta, recém canonizado) nasceu.


PASSEIO DE BARCO

Conhecida como Amazônia Paulista, devido o encontro das águas do Rio Preto, que tem como característica a cor escura de suas águas, com o Rio Branco, que possui águas cristalinas, que formam o Rio Itanhaém.
A Cidade possui a segunda maior bacia hidrográfica do Estado de São Paulo, com mais de 2 mil Km de extensão, sendo que destes, 180 são navegáveis. O mesmo fenômeno que ocorre entre os rios Negro e Solimões, na Amazônia, no Norte do país, acontece aqui, contudo, elas não se misturam. Estes rios atraem visitantes de todo o Estado, que buscam um turismo alternativo, visto que oferece grande variedade de peixes, além de diversidade na fauna e flora.
Os barcos, normalmente em fins de semana, feriados, e temporada, saem à passeio, às 9:30h e às 15:h


GABINETE DE LEITURA E PEQUENA HISTÓRIA DA REGIÃO

Hoje, essa edificação, situada do lado direito da rampa que dá acesso ao convento, apresenta exposição de curta duração, encontros literários, música e oficinas, estando este espaço, entre as manifestações culturais, que se tornaram referência para a cultura do município.
Antigamente, esse local abrigou por muitos anos, a sede do Clube de futebol intitulado São Paulo de Itanhaém, carinhosamente conhecido como sãopaulinho, com uniforme do 1º e 2º times idênticos ao do São Paulo Futebol Clube da capital paulista, que jogava seus jogos na Avenida João Batista Leal, atual local ocupado pela agência de automóveis Ford/ estação telefônica/ igreja, etc.
Nessa mesma edificação, eram realizadas sessões de cinema, onde as cadeiras não eram fixas, e as pessoas ficavam sentadas em posições totalmente desordenadas, para assistirem os filmes “bem antigos”, que eram interrompidos por diversas vezes, sob vaias do público, que afinal se divertiam muito. Existia do outro lado da praça, o cine Anchieta, cujas cadeiras já eram fixas e a qualidade dos filmes era um pouquinho melhor, mas as sessões eram também interrompidas por falta de energia elétrica.
Nessa época, até o final da década de 50, aproximadamente, era atendida por um “gerador de energia” que supria somente as regiões próximas do centro histórico, e somente até as 22:00 horas, sendo que a partir daí, toda a cidade ficava à luz de velas, lamparinas e lampiões.
Pouco depois foram inaugurados os cines “Jangada” e posteriormente, o cine Castro, cujas instalações eram melhores e cada dia passava um filme diferente, onde a frequência era grande, pois as Televisões tinham um sinal precário nessa época.
Neste local, eram também realizados os bailes de carnaval, tendo em vista, que ainda não existiam o Iate Clube, e o Náutico. Os bailes eram muito concorridos pelos turistas e moradores da cidade, não esquecendo a ”Boite do Vieira”, na av. João Batista Leal e a “Boite Chinita”, na Prainha, que também tinham bailes carnavalescos na década de 40/50 , muito frequentada pelos turistas.
O Prédio atual foi reconstruído no mesmo local, onde se procurou seguir um modelo arquitetônico mais próximo do original.
O sistema telefônico até a década de 70 era muito precário, onde as ligações interurbanas demoravam 12 horas ou mais para serem completadas.


PRAIA DOS PESCADORES

Antigamente chamada de “Prainha”, o local é um dos mais conhecidos da cidade e era, há muitos anos atrás, muito frequentada pelos turistas, que além de sua beleza natural, a praia ficava mais próxima do embarque e desembarque das pessoas, que faziam a travessia do rio, em barcos da prefeitura, que, inicialmente eram a remo, sem remuneração e posteriormente, chegaram os barcos particulares, já pagos, com motor de popa, que faziam a travessia do rio, logicamente mais rápido. Essa travessia era praticamente obrigatória, tendo em vista que a ponte permitia, praticamente, somente a passagem dos trens e o caminho da Av. Kennedy (antiga Av. do Mar), o acesso era muito precário e com muito mato. Localizada ao lado do rio Itanhaém e Praia do Sonho, essa praia ficou muito conhecida pela gravação da 1ª versão da novela da TV Tupi, “Mulheres de areia”.
Vários barcos coloridos ficam “estacionados” na orla, onde os mesmos partem para pesca em alto mar, praticamente todos os dias.
A orla é urbanizada, asfaltada e com diversos coqueiros e árvores. A água do mar é boa para o banho e, também muito frequentada pelos surfistas.
Nesta praia podemos admirar uma beleza natural, conhecida como “ilha das Cabras”, que pode ser visitada, durante a maré baixa e é boa para os praticantes de pescaria. Além disso, essa praia é muito procurada para contemplar o nascer do sol (aurora).
Bem próximo desta praia, podemos encontrar ainda, o mercado de peixes, crustáceos, siris, ostras, mariscos, etc.
Não podemos nos esquecer da famosa “ Barraca da Tia Lena” que começou suas atividades nesta praia e hoje tem seu ponto principal, próximo a ponte, onde as pessoas podem se deliciar com os diversos pratos marinhos, ali servidos.


MULHERES DE AREIA

Itanhaém já foi cenário de uma das novelas de maior sucesso da história da televisão brasileira: "Mulheres de Areia", com a participação principal dos renomados artistas "Eva Vilma, e Carlos Zara".
O nome da novela é originário das esculturas de areia da praia esculpidas por um dos personagens centrais da história, o “Tonho da Lua”.
Após a novela, para marcar as gravações externas, Serafim Gonzalez esculpiu uma estátua em pedra na Praia dos Pescadores, em frente à Ilha das Cabras. Mais tarde, a escultura foi substituída por outra de fibra, dessa vez esculpida pelo filho do autor original, Daniel Gonzalez. Atualmente, o local é um dos mais visitados por turistas.


ILHA DAS CABRAS

Prolongamento continental situado entre a Praia dos Pescadores e Praia dos Sonhos, formado por rochas em toda a sua volta, com vegetação no topo do morro que media entre topo e sopé, vegetação formada por flora natural da região, adaptada ao crescimento entre rochas. Pequena ilha, cujo acesso é possível quando das marés baixas, onde se nota o prolongamento continental. Quando das altas marés, o acesso tem que ser feito através das águas do mar, a pé, observando o horário de pico, quando se torna impossível a passagem devido a impetuosidade das ondas.
Trata-se de um local calmo e maravilhoso, e muito procurado pelos turistas para pescarias e fotografias da ilha para o continente.


POCINHO DE ANCHIETA

O pocinho, poço dos índios ou poço de Anchieta, está localizado no início da praia do Cibratel.
Trata-se de uma formação de pedras, dispostas uma sobre as outras, construídas pelos índios Tupiniquins, instruído pelo próprio padre Anchieta, para quando da elevação da maré, durante o inverno (quando a pesca era mais abundante), para que os peixes ficassem aprisionados no poço e dessa forma, facilitando a sua pesca, quando da maré baixa.
Durante a maré baixa a fauna e a flora marinha ficam expostas, aparecendo anêmonas azuis e vermelhas, algas diversas, caramujos, mariscos, siris, além de muitos peixes no lago em que se forma.
O local é ótimo para as crianças tomarem um banho de mar, pois, praticamente, forma-se uma piscina com água bem calma.


PRAIA DE CIBRATEL

Antigamente, até a década de 50, era conhecida como praia de Peruíbe, desde Itanhaém até o município de Peruíbe. Posteriormente, devido a primeira construção de uma edificação nesta praia, com o nome de “Hotel Cibratel”, (atualmente hotel Harmonia), passou a ser conhecida popularmente como “Praia do Cibratel”, com larga faixa de areia, excelente para o banho de mar, com vários quiosques para saborear os petiscos e pratos marinhos e muito frequentada pelos turistas e moradores da cidade.
No canto esquerdo da praia, além do pocinho de Anchieta, podemos observar o morro de Paranambuco, com costão rochoso, que liga a praia do Cibratel à praia do Sonho.
O bairro do Cibratel é subdividido em Cibratel 1 e 2, praticamente, sendo considerados bairros residenciais.


PRAIA DO SONHO E SUAS HISTÓRIAS

Esta praia tem cerca de 800 metros de extensão, sendo ótima para o banho de mar, com quiosque e barraquinhas para saborear os quitutes marinhos, bem como, tem um famoso restaurante “Taberna Basca”, onde o turista pode se deliciar com os pratos de altíssima qualidade, como Paella, Cadeirada, peixes de diversos tipos, etc.
De um lado da praia temos a ilha das Cabras e do outro o morro de Pernambuco, onde na parte rochosa inferior, podemos notar uma pequena ponte de mais ou menos 3 metros, que avança pelas rochas, sendo o antigo acesso à Praia das Conchas, em que as pessoas mais antigas iam pegar conchinhas para fazer brincos, que na época era um sucesso e também era o acesso à cama de Anchieta.
Na Praia do Sonho, as pessoas mais velhas lembram-se do único local nas imediações, para petiscar e beber, o bar do “Angelin” e, depois, bar do “Rocha”, que era muito frequentado pelos turistas, na época.


BOCA DA BARRA

O ponto de encontro entre a praia e o rio Itanhaém é a Praia do Tombo. Durante todo o ano é possível observar a alteração do relevo neste local, ora com grande quantidade de areia, ora com a força da maré indo de encontro ao degrau formado justamente pela retirada da areia pelas próprias correntes marítimas.
Embora imprópria para banho, é um local que durante o verão tem extensa faixa de areia, onde é possível praticar esportes, pescar, relaxar, tomar sol. É um dos locais mais tranqüilos para passeios, onde pode-se apreciar o por-do-sol por sobre o Morro do Piragüyra. O nome lhe foi dado popularmente devido justamente ao "degrau" que se forma durante a influência das marés sobre a orla desse trecho de praia e margem esquerda do rio.


PIER DO PESCADOR

Pier do Pescador, ou Píer do Guaraú, é uma atração turística, esportiva e de lazer, onde podem ser encontradas espécies de peixes tanto de águas doces quanto salgadas, graças ao encontro das águas do Rio Preto com o Rio Branco, que formam o Rio Itanhaém.


RIO ITANHAÉM

O Rio Itanhaém, após receber as águas do Rio Preto pelo lado direito e as águas do Rio Branco pelo lado esquerdo, tem uma extensão aproximada de 7 Km até sua foz, na cidade. Seus afluentes, a partir deste encontro até a foz.


MONUMENTO DO PESCADOR

Um dos primeiros pescadores da Cidade, Paulo Leandro de Lima, ou simplesmente, Paulo 'Pica Pau', ganhou uma escultura em sua homenagem. O local já se tornou um dos pontos preferidos dos turistas que passam pela Boca da Barra para tirar fotografias.
Neste mesmo ponto partiam os barcos que faziam a travessia do rio Itanhaém, pois a antiga ponte não permitia a travessia de pedestres, sendo que os frequentadores mais antigos de Itanhaém, lembram-se dos principais barqueiros, Sertório, Anatole, Alemão, Pernambuco e outros.


TRILHA DO MORRO DO SAPUCAITAVA

Localizado próximo ao Iate Clube, no bairro Praia do Sonho, é um dos principais locais escolhidos para realização de trilhas ecológicas. No local, encontra-se vasta quantidade e diversidade da flora da Mata Atlântica sob direta influência marítima, além de uma fauna também bastante rica.
Por ser uma área de fácil acesso e quase isenta de riscos naturais, as visitas ao local são apropriadas às crianças. No alto do morro foi construído um mirante rústico, para apreciação das praias formadoras do conjunto litorâneo itanhaense, que recebe o nome de Pedra do Espia.


FEIRA DE ARTESANATO

A feira de artesanato de Itanhaém já se tornou um local de passeio célebre, na cidade e na região. Atualmente está localizada na rua que dá acesso à antiga estação de trem.
Conta com 46 boxes de 1,80 X 1,00 metros onde são confeccionados e vendidos diversos tipos de bijuterias e artesanato. Barracas de doces, bolos, quentão e vinho quente (no inverno), favo holandês e outros petiscos para quem quiser dar uma "beliscada", além da famosa fábrica e loja de doces de banana, fundadas há mais de 80 anos, nesse local.


ILHA QUEIMADA GRANDE

Está localizada a 36 km da costa continental de Itanhaém, podendo ser vista das praias, e abriga um dos maiores celeiros das terríveis cobras conhecidas como “jararaca ilhoa”, que possuem um veneno muito poderoso, podendo levar a óbito uma pessoa em até seis horas.
A densidade de ocupação dessas cobras, é de 1 um metro quadrado para cada cobra e no centro da ilha, onde a vegetação é mais densa, tem em média, cinco cobras por metro quadrado. Elas, normalmente, se alimentam de pássaros, pois elas sobem com uma incrível facilidade nas árvores, sendo que essa espécie de cobra não existe em nenhum lugar do mundo, somente nessa ilha.
É proibido descer na ilha, podendo ser vista a aproximadamente 1 km de distância e somente pessoas, com prévia autorização, acompanhadas de biólogos do Instituto Butantã, que frequentemente vão ao local, normalmente, com roupas especiais de proteção contra mordida de cobra, para extrair o veneno e fabricar o soro antiofídico. Alguns pesquisadores falam que os navegantes ao entrar na ilha, colocavam fogo na mata para afugentar as cobras mais próximas, e daí o nome de “Queimada Grande”.
Existem passeios de barco, que partem de um local conhecido como “Baixio” em Itanhaém, que leva o turista para pescaria, mergulhos, pesca submarina e fotos da ilha e do continente, onde podemos, às vezes, avistar, frequentemente, golfinhos nadando na região.


ILHA QUEIMADA PEQUENA

Essa ilha dista 22 km da costa continental de Itanhaém, contendo uma laje rochosa, anexa à ilha, cujo local é bom para pescaria e próximo da laje apresenta uma ótima condição para, mergulhos, pesca submarina e fotos da ilha e do continente, onde podemos avistar, frequentemente, golfinhos nadando na região.
Vários passeios de barcos partem de um local chamado “baixio” em Itanhaém, que levam o turista ao passeio em referência.



(13) 3426-8487 - (13) 9-9787-9830 - (13) 9-8194-9613
Av. Peruíbe, Nº 738, Cibratel 1 - Itanhaém/SP
Email: info@pousadapraias.com.br
Desenvovlido por Web Murad - Desenvolvimento Web